Pesquisa inovadora busca novos sabores no universo das cervejas artesanais
No universo das cervejas artesanais, a busca por novos sabores e experiências sensoriais é constante. Uma pesquisa liderada pelo doutorando Guilherme Fiorese Silva Moraes, doutorando do programa de pós-graduação em Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promete trazer inovação ao cenário cervejeiro, explorando os ricos sabores dos frutos nativos do Cerrado e Pantanal.
Guilherme, sob orientação da professora Nídia Cristiane Yoshida e co-orientação da professora Raquel Pires Campos, está conduzindo uma etapa de triagem sensorial como parte de sua pesquisa de Doutorado em Química. O objetivo é selecionar frutos com potencial para aplicação na produção de cervejas artesanais, oferecendo aos consumidores novas experiências gustativas e contribuindo para a valorização da biodiversidade regional.
A comunidade está sendo convidada a participar dessa etapa crucial da pesquisa, que consiste na análise sensorial de cervejas base comparadas com as mesmas cervejas adicionadas de cinco espécies de frutos do Cerrado e Pantanal. Além disso, serão oferecidas cervejas comerciais para demonstrar outros estilos cervejeiros com potencialidade para adição dos mesmos frutos.
A análise sensorial acontecerá no dia 10 de abril, às 18h, na Cervejaria Onze & Onze, localizada na Av. Bom Pastor, 391. Para garantir resultados precisos, os participantes são orientados a evitar a ingestão de café e alimentos gordurosos próximo ao horário da análise, assim como o uso de perfumes ou fragrâncias que possam alterar a percepção gustativa.
Por: Fernanda Sá