Visita de representantes de Itaipu Binacional e Parque Tecnológico fortalece parcerias com a UFMS e com o Projeto Trilha Rupestre
Na última sexta-feira, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu a visita de representantes da Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PARQUETEC) e da Diretoria de Sustentabilidade da Itaipu. A visita, que ocorreu na Proece da UFMS, teve como objetivo estreitar parcerias e promover a troca de experiências entre os projetos desenvolvidos pelas instituições. Estiveram presentes Aline Teigao representando a Itaipu Binacional, Yuri Benites como representante do Parque Tecnológico Itaipu e Silvana Gomes da Diretoria de Sustentabilidade do PARQUETEC.
Durante a agenda de aproximadamente duas horas, os visitantes, recebidos pelos coordenadores do porgrama, Prof. Dr. Ivo Leite e Profa. Dra. Lia Brambilla, foram apresentados ao programa Trilha Rupestre. Composto por oito eixos, atuante em 16 municípios de Mato Grosso do Sul, visa à preservação da arte rupestre e o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos. A apresentação teve como foco não apenas mostrar o trabalho desenvolvido pela UFMS, mas também discutir possíveis colaborações com os projetos da Itaipu e do PARQUETEC, que abrangem uma área de influência que se estende para além do Paraná, incluindo 35 municípios de Mato Grosso do Sul.
Um dos principais pontos de diálogo foi a possível parceria entre o programa Trilha Rupestre e o projeto Ñdeva de resgate da cultura indígena Guaraní, desenvolvido na região de Foz do Iguaçu e nos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Além disso, o Eixo Turismo do Trilha Rupestre representado pelo Prof. Dr. Fábio Orlando Eichenberg, também apresentou propostas para o fortalecimento das iniciativas voltadas ao desenvolvimento turístico nas áreas cobertas pelo programa.
A visita gerou grande entusiasmo entre os participantes, que destacaram a importância do trabalho da UFMS no campo da pesquisa e extensão, reforçando o potencial de parcerias futuras com a Itaipu Binacional e o PARQUETEC para a preservação cultural e ambiental.
Os representantes de Itaipu saíram da reunião com a convicção de que a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos em conjunto poderão gerar impactos positivos não apenas na preservação cultural e ambiental, mas também no desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas.
A visita marca o início de um diálogo promissor entre as instituições e reforça o papel da UFMS como protagonista em projetos que vão além das suas intenções tradicionais como instituição de ensino superior, abrangendo também iniciativas de preservação e valorização cultural e ambiental.

Conexão entre o Projeto Trilha Rupestre e os representantes de Itaipú